Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
No último dia 15, às 19h, os alunos do curso de Direito da Rede Doctum participaram de uma aula especial sobre Direito Indígena. A aula faz parte do Projeto Integrador dos primeiros períodos, que neste semestre teve como temática: “Direitos humanos e direitos fundamentais: identificando as diferenças”.
O projeto teve como orientadora a professora Alessandra Baião, que trabalhou com em cinco grupos de alunos, dentro da temática proposta: Negros, mulheres, pessoas com deficiencia, grupos religiosos e os indígenas. Os cenários teóricos foram relacionados a contextos práticos que possibilitaram aos alunos uma reflexão jurídica crítica à medida que se envolveram com os estudos de caso.
A aula sobre Direitos Indígenas contou com a participação especial da Promotora de Justiça de Minas Gerais (MPMG), Hosana Regina Andrade de Freitas, e do antropólogo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo Vilarino. Os palestrantes dialogaram abertamente com alunos e professores presentes. O evento contou também com a participação do Prof. Pedro Leitão que proferiu a abertura da aula.
Hosana abordou a temática indígena com a autoridade de quem cuida dessas questões na Bacia do Vale do Rio Doce. A problemática foi abordada através do estudo constitucional e em relação a situação da comunidade tradicional Pataxó no Parque Rio Corrente, que foi criado com o decreto 4.168 de 17 de dezembro de 1998.
A professora Alessandra Baião destacou que a disciplina explorou a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, considerando a perspectiva de igualdade. Neste sentido, surge a identificação dos grupos que carecem de visibilidade e proteção jurídica em razão da história de descaso e segregação sócio-econômica do país.
A participação do Antropólogo Marcelo Vilarino e da Promotora Hosana Regina no Projeto Integrador proporcionou aos alunos muito conhecimento a respeito dos povos indígenas da região. “Foi uma aula maravilhosa, aprendemos muito com os convidados e também com o debate de nossos professores, trazendo sempre um olhar crítico sobre a vida”, destacou o aluno do primeiro período de Direito, Almério Filho.
No último dia 15, às 19h, os alunos do curso de Direito da Rede Doctum participaram de uma aula especial sobre Direito Indígena. A aula faz parte do Projeto Integrador dos primeiros períodos, que neste semestre teve como temática: “Direitos humanos e direitos fundamentais: identificando as diferenças”.
O projeto teve como orientadora a professora Alessandra Baião, que trabalhou com em cinco grupos de alunos, dentro da temática proposta: Negros, mulheres, pessoas com deficiencia, grupos religiosos e os indígenas. Os cenários teóricos foram relacionados a contextos práticos que possibilitaram aos alunos uma reflexão jurídica crítica à medida que se envolveram com os estudos de caso.
A aula sobre Direitos Indígenas contou com a participação especial da Promotora de Justiça de Minas Gerais (MPMG), Hosana Regina Andrade de Freitas, e do antropólogo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo Vilarino. Os palestrantes dialogaram abertamente com alunos e professores presentes. O evento contou também com a participação do Prof. Pedro Leitão que proferiu a abertura da aula.
Hosana abordou a temática indígena com a autoridade de quem cuida dessas questões na Bacia do Vale do Rio Doce. A problemática foi abordada através do estudo constitucional e em relação a situação da comunidade tradicional Pataxó no Parque Rio Corrente, que foi criado com o decreto 4.168 de 17 de dezembro de 1998.
A professora Alessandra Baião destacou que a disciplina explorou a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, considerando a perspectiva de igualdade. Neste sentido, surge a identificação dos grupos que carecem de visibilidade e proteção jurídica em razão da história de descaso e segregação sócio-econômica do país.
A participação do Antropólogo Marcelo Vilarino e da Promotora Hosana Regina no Projeto Integrador proporcionou aos alunos muito conhecimento a respeito dos povos indígenas da região. “Foi uma aula maravilhosa, aprendemos muito com os convidados e também com o debate de nossos professores, trazendo sempre um olhar crítico sobre a vida”, destacou o aluno do primeiro período de Direito, Almério Filho.